Getting your Trinity Audio player ready... |
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)
Sumário
ToggleVocê se considera uma boa pessoa?
Se alguém te perguntasse isso, o que você responderia?
Eu já fiz essa pergunta para várias pessoas. Em 99% das vezes a resposta foi “Sim, eu me considero uma boa pessoa.” Aquele 1% que responde “Não” geralmente está brincando de criar uma imagem de “mal e fora do sistema” ou pessoas que tem uma baixa estima, seja por qualquer razão.
Dependendo da resposta, geralmente eu pergunto em sequência:
“Por que você diz isso?”
As respostas mais comuns são, “Ah, porque eu tento ajudar as pessoas.” “Ah, porque eu não faço mal para ninguém”. Coisas desse tipo.
O teste da bondade
Em seguida, eu pergunto:
“Posso fazer um teste para descobrir se isso é verdade?”
Eu nunca ouvi uma resposta negativa. As pessoas veem isso como uma oportunidade de provar que são realmente boas pessoas. Então eu apresento o que eu chamo de “O Teste da Bondade”.
Esse teste nada mais é do que usar os 10 Mandamentos (Ex 20:1-17) como um checklist. Eu quero saber se a pessoa já quebrou algum dos mandamentos. Aqui estão algumas das perguntas que faço:
- Quantas mentiras você já contou na vida? (nono mandamento)
- Você já roubou alguma coisa, mesmo que não tenha valor monetário? (oitavo mandamento)
- Jesus disse que quem olhar com luxúria para alguém comete adultério no coração (Mt 5:27,28). Você já olhou assim para alguém? (sétimo mandamento)
- Jesus disse que quem odiar alguém comete assassinato no coração (Mt 5:21-22). Você já odiou ou xingou alguém? (sexto mandamento)
Quanto destes mandamentos você já quebrou? [Se você respondeu que não quebrou nenhum, então você vai estar quebrando o nono mandamento. Deus está vendo 👀]
Geralmente as pessoas declaram que já cometeram todas elas. Meu objetivo é fazer com que elas entendam que são pecadoras. A Bíblia diz que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). Mas às vezes, afirmações como essa se tornam muito subjetivas para quem as ouve. Elas não se veem nessa condição. Então eu mostro como elas são pecadoras por meio da lei.
O apóstolo Paulo disse que “pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” (Rm 3:20). Também disse, “…eu não teria conhecido o pecado, a não ser por meio da lei” (Rm 7:7). Afinal de contas, “o pecado é a transgressão da lei” (1Jo 3:4). E em última análise, todo pecado é contra Deus. (Lc 15:21; Sl 51:4)
Quando você avalia sua vida e suas práticas, diante dos padrões morais de Deus, não tem quem possa se declarar bom. A Escritura diz que “não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Rm 3:12).
Inocente ou culpado?
A Bíblia diz que todos nós, um dia, vamos ter que enfrentar Deus no Dia do Julgamento. Deus vai nos julgar baseado nos seus mandamentos. Se você considerar isso por um momento, qual será seu status diante de Deus? Você será inocente ou culpado? Você será condenado à morte eterna ou vai receber a vida eterna?
Não sei se esse é o seu caso, mas geralmente quando estamos neste ponto da conversa, alguém sempre diz algo do tipo, “Bom, eu seria culpado, mas Deus não me condenaria porque Deus é amor.” Ou então “Eu pediria perdão e Deus me perdoaria.”
Para quem responde assim, eu digo o seguinte…
Imagine a seguinte situação:
Você está dirigindo em uma rua com várias escolas infantis. Existem várias placas alertando que o limite de velocidade é de 20 km/h, mas você ignora todas elas e dirige a 100 km/h. Os radares pegaram você cometendo essa grave infração.
No dia seguinte, chega a multa na sua casa. Você precisa se apresentar diante do juiz. Ele mostra o vídeo para você. Mostra que tinha pelo menos 10 placas de trânsito que você ignorou.
Imagine que você reconheceu sua irresponsabilidade e pediu perdão para o juiz e prometeu que isso nunca mais aconteceria.
O que esse juiz deveria fazer com você?
Se ele fosse um juiz correto, ele deveria condenar você por quebrar a lei.
Tenha em mente o seguinte: Se nós esperamos que os juízes humanos sejam retos, quanto mais Deus?! Deus é um Juiz Justo (Sl 7:11; Jr 11:20), então ele vai fazer comprir a justiça (Naum 1:3). Citando Paulo novamente, ele diz “Não há justo, nem um sequer” (Rm 3:10).
O destino natural do homem pecador é a condenação. Mentirosos serão lançados no lago de fogo e enxofre (Ap 22:8). Os ladrões, adúlteros e assassinos não entrarão no Reino de Deus (1Co 6:9-10)
Você sabe o que Deus fez para que você não fosse condenado?
Eu tenho boas notícias para você.
Imagine novamente aquele cenário de julgamento.
O juiz olha para você e diz, “Você é culpado. Você precisa pagar uma multa, senão vai ser preso. Sua multa é de 1 milhão de reais.”
Você não tem esse dinheiro. Você é incapaz de se livrar da prisão sozinho.
De repente, um homem se levanta na audiência e diz “Você não me conhece, mas eu te conheço e vou pagar a multa por você”.
A multa é paga e você é liberado.
Há 2:000 anos atrás, Deus enviou seu único Filho, Jesus Cristo, à terra para pagar pelas nossas dívidas diante de Deus. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), ou seja, o que nós deveríamos receber de Deus por causa da nossa desobediência é a morte eterna, longe de Deus.
Sim, Deus é amor, mas Deus não demonstra seu amor ignorando sua justiça. Pelo contrário, Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores (Rm 5:8). Pelo Seu grande amor, Jesus se entregou para morrer em nosso lugar, pelos nossos pecados. O justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus (1 Pe 3:18). Como o apóstolo Paulo diz:
“E quando vocês estavam mortos nos seus pecados [...], ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz.” (Colossenses 2:13,14)
- Nós pecamos.
- Jesus pagou a dívida com sua morte na cruz.
- A justiça de Deus é satisfeita.
- Nós somos legalmente absolvidos.
Isso faz sentido para você?
Essa deve ser sua resposta ao que Jesus fez
Isso que você acabou de ler é o Evangelho, ou as Boas Notícias de Jesus Cristo. Mas tem uma questão. Uma boa notícia não deve ser apenas ouvida. Ela precisa ser recebida.
Se você não receber a pessoa e a obra do Senhor Jesus, você vai continuar em dívida com Deus, destinado à condenação eterna.
Aqui está o que você deve fazer agora: (1) Arrependa-se dos seus pecados e (2) coloque sua confiança em Jesus. Foi o próprio Cristo que disse, “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.” (Mc 1:15)
Se arrepender significa reconhecer que Deus está certo e você está errado. Significa abandonar os seus pecados, mudar de mente.
Crer no evangelho significa colocar sua confiança em Jesus, como você colocaria sua confiança em um paraquedas para salvar sua vida em um salto de avião.
Confie em Jesus. Somente Ele pode te tornar justo diante de Deus.
Perguntas devocionais
1) Você se considera uma boa pessoa? Por que sim? Por que não?
2) O que é pecado?
3) Por que a Palavra de Deus diz que somos todos pecadores?
4) Quantos dos 10 mandamentos você já quebrou?
5) Qual é o único meio que Deus usou para pagar pelos nossos pecados?
6) Você já colocou sua confiança em Jesus?