Getting your Trinity Audio player ready... |
“Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2:14)
Sumário
ToggleUm pouco de contexto bíblico
Liberdade é um tema muito enfatizado na Bíblia. Do Antigo ao Novo Testamento, existe uma ênfase e uma expectativa muito grande relacionada às promessas de Deus para libertar seu povo.
No Antigo Testamento, por exemplo, existem duas grandes histórias de libertação do povo de Israel. A libertação do cativeiro do Egito e da Babilônia (Dt 7:8; Is 51:11). Deus os resgatou de lá. Então essas histórias eram trazidas à tona com bastante frequência tanto na Lei quanto nos Profetas, porque Deus não queria que eles esquecessem que era seu Libertador.
O povo de Israel foi escravo fisicamente e geograficamente naqueles lugares, Deus os libertou, mas o coração deles continuava escravo do pecado. Eles não habitavam mais terras estranhas e pagãs, mas continuavam vivendo como tais. Eles viviam em idolatria, imoralidades, ganâncias e desobediências diversas.
Esse é o status do coração humano: somos pecadores por natureza e escolha (Rm 3:23). Não existe ninguém que esteja livre dessa situação. As Escrituras nos revelam que todo mundo está cativo. Todos somos escravos do pecado. (Veja João 8:34; Romanos 6:17-18; 7:14; 8:21)
O cativeiro do coração humano
O pecado é o cativeiro que prende todo ser humano e exige um preço para libertar suas vítimas. O preço? A morte! (Rm 6:23; Ez 18:20; Hb 9:22)
De fato, o pecado é um escravizador terrível. E não apenas isso, mas ele destrói tudo o que toca. Destrói pessoas, vidas, relacionamentos, famílias, culturas e tudo de bom que Deus nos deu nesta vida e, principalmente, nos afasta de Deus.
Infelizmente, muitas pessoas acreditam que são livres. Elas acreditam que fazer o que quiserem, como quiserem, na hora que quiserem e com quem quiserem significa ser livre. O que elas não percebem é que, na verdade, são escravas dos seus pecados. Elas não conseguem viver sem pecar porque a sua identidade, o seu sentido e o seu prazer estão na prática do pecado.
Existem três situações em que você pode perceber as consequências escravizadoras do pecado na vida das pessoas e como elas são destrutivas, tirando de vista toda esperança de liberdade que possa haver.
1) Quando alguém peca contra você
Existem muitas pessoas que se tornaram vítimas do pecado de terceiros. Estamos falando de pessoas que sofreram traições, adultérios, abusos físicos, abusos psicológicos ou violências.
Elas foram marcadas por causa do que foi feito contra elas. São pessoas que se veem presas a uma identidade que lhes impuseram.
É a mulher que sofreu um abuso na infância e que agora acredita que nunca poderá ter uma família, um casamento feliz ou mesmo um relacionamento onde ela não seja apenas o objeto de satisfação do outro. Ela se vê suja e indigna de receber qualquer coisa boa. Acredita que tudo o que merece é o pior dessa terra.
É o homem que foi traído por sua esposa e agora acredita que não possui valor nenhum. Além disso, ele se sente envergonhado e uma pessoa desprezível. Acredita que não deveria mais confiar em nenhuma mulher, porque afinal de contas, “todas são iguais”.
2) Quando você comete pecado contra outra pessoa
Existem também aquelas pessoas que cometeram os pecados que machucaram outras. São abusadores, ladrões, criminosos, traidores, infiéis, etc.
Geralmente essas pessoas acreditam que por terem feito coisas terríveis não existe perdão e redenção para elas. Elas acreditam que não há nada que possa ser feito para resgatá-las. Acreditam que tudo o que elas podem ser é o pecado terrível que cometeram.
3) Quando você peca contra seu próprio corpo
O apóstolo Paulo diz que existem alguns pecados que são praticados contra o próprio corpo, estes geralmente estão relacionados à imoralidade sexual (1Co 6:18), mas também estão relacionados a transgressões que “não fazem mal a ninguém”, a não ser a própria pessoa que as comete. Por exemplo, vicios, gula, lúxuria, pornografia, rancor, homossexualidade, ganancia e idolatria.
Existem muitas pessoas que se veem presas nos seus vícios. Não conseguem se libertar dessas coisas que as aprisionam. Por causa disso, elas se veem amarguradas, se isolam e decidem se sujar cada vez mais nos seus pecados e transgressões. Elas estão ferindo a si mesmas e vivendo em um limbo. Elas acreditam que seus pecados são suas identidades. Muitas pessoas por acreditarem que não podem mudar dizem “eu nasci assim e vou morrer assim.”
De fato, tudo o que o pecado pode dar a você é escravidão e morte. A boa notícia é que Deus não nos abandonou em nossos delitos e pecados, mas nos abriu o caminho para a liberdade.
Cristo, o Redentor
A boa notícia é que existe redenção em Cristo Jesus.
A palavra Redenção é uma palavra muito importante na Bíblia. Nos tempos bíblicos essa palavra estava relacionada às transações comerciais.
“Remir” significa comprar ou comprar de volta, quer como uma transação comercial, quer como um resgate. Esse era um termo quase técnico no mundo antigo para a compra de um escravo. Um processo que envolve a liberação através do pagamento de um preço de resgate, geralmente muito custoso.
Então quando você lê na Bíblia palavras como redenção, resgate, remissão e libertação são todos sinônimos para descrever a obra de Deus para nos resgatar do pecado.
A redenção é o ato de Deus onde Ele mesmo paga o preço pelo resgate do pecador para libertá-lo do poder do pecado e nos trazer para Si. Em outras palavras, é Deus nos livrando de ter que pagar a dívida pelo nosso pecado e nos dando liberdade verdadeira para viver uma nova vida.
Como Deus fez isso?
Deus enviou seu único Filho para nos resgatar. (Veja Efésios 1:7; Marcos 10:45)
O preço
Como você já sabe o preço do pagamento pelo pecado é a morte (Rm 6:23). Esse é um preço muito caro a se pagar. Mas pela graça de Deus, o Senhor Jesus Cristo pagou esse preço no nosso lugar. Ele se entregou para morrer na cruz e derramar seu próprio sangue para nossa redenção. (1 Tm 2:4-6)
Foi o apóstolo Pedro quem disse,
“sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.” (1 Pedro 1:18,19)
Jesus nos libertou do pecado (Rm 6:18), da maldição da lei (Gl 3:13), do poder do diabo (1 Jo 3:8) e desse mundo de trevas (Gl 1:4; Cl 1:13,14). Ele nos resgatou para que vivêssemos em verdadeira liberdade e permanecêssemos nela. (Gl 5:1)
Não existe pecado que o sangue de Cristo não possa redimir. Todos aqueles que vêm até ele vão encontrar liberdade. As Escrituras dizem que Ele afasta nossas transgressões assim como o Oriente está longe do Ocidente (Sl 103:12). Ele desfaz as nossas transgressões como a névoa (Is 44:22). Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar para o esquecimento (Mq 7:18,19). E que esse perdão que você encontra em Cristo é não parcial, mas completo (Cl 2:13; 1 Jo 1:9)
Jesus se entregou por nós, não apenas para nos remir de todos os nossos pecados, mas também para nos purificar de toda a sujeira que o pecado deixou em nós independente da circunstância. Ele nos torna seus servos, possuindo uma nova identidade, uma nova vida e novas práticas (Tt 2:14).
Existe liberdade para você
Então qual é o seu pecado?
Seja ele qual for, existe perdão e nova vida para você em Cristo. Você pode ser libertado dos seus pecados hoje.
Pense nisso, Jesus deixou sua glória nos céus ao lado de Deus Pai para entrar no nosso mundo caído, para morrer e te resgatar (Fp 2:6-11). Não existe amor maior do que esse: do que dar a vida pelos seus amigos (Jo 15:13), mesmo quando eles ainda são inimigos (Rm 5:8-10).
Para você é impossível se libertar sozinho, mas em Cristo existe perdão e liberdade verdadeira. Venha para Cristo. Se torne um escravo do Senhor Jesus. Nele, você não é o seu pecado, você se torna um filho amado de Deus.
Além disso, Jesus vai te dar tudo o que você vai precisar para vivermos uma vida piedosa e que agrade ao nosso Senhor daqui para frente (Leia 2 Pedro 1:1-11).
Não perca tempo, corra para Cristo, o Redentor, ele está de braços abertos para te receber.
Deus te abençoe.
Perguntas devocionais
1) Quais são as duas grandes histórias de libertação do Antigo Testamento?
2) O que significa Redenção?
3) Qual é o preço necessário para se ter liberdade do pecado?
4) O que Jesus teve que fazer para nos dar liberdade?
5) Você já é livre em Cristo Jesus?